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25
março 2021

Emagrecimento – bicicleta, nutrição e suplementação

Emagrecimento

O emagrecimento vem sendo cada vez mais buscado nas últimas décadas.
Seja pela estética, pelo desempenho atlético ou saúde e qualidade de vida, independente do propósito, alguns fatores precisam ser levados em consideração para que se tenha sucesso, sem sofrimentos físicos e psicológicos e que seja duradouro.

Processo de emagrecimento

Quando falamos de emagrecimento precisamos entender que esse processo deve ocorrer pela redução da gordura corporal e não somente pela redução do peso na sua totalidade já que ali temos órgãos e tecidos que não devem sofrer alterações, exemplo: tecido muscular.
Para que isso ocorra, inúmeros fatores estão relacionados e nem sempre, ou somente, o déficit energético deve ser considerado.

Triacilgliceróis e ácidos graxos

Sabe-se que as gorduras representam a maior reserva de energia do organismo, sendo encontradas na forma de triacilgliceróis, no tecido adiposo e na forma de ácidos graxos livres no sangue, sendo que o tecido adiposo constitui a forma de armazenamento de todo o excesso de nutrientes, quer esse excesso seja oriundo dos carboidratos, proteínas ou mesmo da própria gordura.
Os ácidos graxos, necessários ao corpo humano para a obtenção de energia, entre outras funções, são obtidos pela dieta e pela própria biossíntese.
Porém, quantidades excessivas de proteínas e carboidratos na dieta são rapidamente convertidas em ácidos graxos e armazenados como triacilgliceróis.
Os triacilgliceróis formados e os oriundo das gorduras dietéticas são armazenados nas células adiposas, ocupando a maior parte do seu volume celular até que sejam recrutados por nossas mitocôndrias para o processo de B-oxidação, porém seu corpo precisa ter eficiência na conversão desse substrato em fonte de energia.

Atividade física no emagrecimento

Essa mobilização para B-oxidação vai se dar efetivamente na presença de atividade física, gerando energia através da gordura para realizar o exercício, mas para que esse processo ocorra é preciso que o indivíduo respeite a intensidade e duração do exercício, caso contrário, outras reações são sinalizadas preferencialmente.Entre as modalidades que estimulam a oxidação lipídica, para a redução de gordura corporal, podemos destacar as de endurance e entre elas o ciclismo, quando em intensidade onde o atleta permanece em zona de treinamento aeróbica lipolítica, ou seja 60-70% FC máx. e entre 40-80min de duração.

Aporte energético

Bom, sabendo como se dá o processo de emagrecimento, vimos que um dos fatores primordiais é a atividade física, mas também precisamos ficar atentos ao aporte energético, ou seja, como já citado acima, o excesso de nutrientes fica estocado no tecido adiposo e o organismo não dá conta de oxidar para transformar em energia, principalmente quando a energia dispendida é reduzida e muitas vezes sendo menor que o consumo.
Ainda falando sobre alimentação, o aporte adequado dos macronutrientes são individualizados conforme sua composição corporal, estado nutricional e intensidade do exercício.

Calculando a quantidade ideal

Dessa forma se chega ao cálculo da necessidade de cada macronutriente consumido ao dia, como por exemplo as proteínas.
Para as atividades de endurance, atletas e praticantes devem consumir aproximadamente 1,5-1,7g/kg/dia, assim um homem de 70kg deve consumir em torno de 105-110g de proteína ao dia e essa pode ser oriunda de alimentos como suplementação na forma de Whey Protein ou proteína Vegetal.

Suplementação

Muito se busca na suplementação um aporte para otimizar esse processo, e sim, temos alguns suplementos com excelente ação ergogênica, entre eles a cafeína. Talvez seja um dos quais mais se estuda com esse propósito, levando à melhora no desempenho físico, por ser antagonista aos receptores de adenosina (neurotransmissor inibitório), além de mobilizar o cálcio do retículo sarcoplasmático para o citoplasma, gerando maior contração muscular.
Resultado: o atleta menor fadiga na atividade se mantendo nela por mais tempo.
Já na redução da gordura corporal é necessária a ação inibitória da fosfodiesterase (enzima que inibe a lipólise pela redução da AMPc), aumentando as concentrações de ácidos graxos livres no sangue.
Portanto, funcionaria como uma substância capaz de mobilizar as gorduras aumentando a atividade lipolítica.

Concluindo: quando falamos em emagrecimento é fundamental que estejam claros todos os aspectos relacionados, só assim terá êxito no seu processo.

Faça atividades físicas regulares, nutra-se com uma dieta equilibrada e individualizada e tenha os suplementos como um excelente aporte para otimizar esse processo.

Janaina Porto Alegre
Nutricionista Esportivo e Triathleta
CRN 3611

2 respostas para “Emagrecimento – bicicleta, nutrição e suplementação”

  1. Tenho loja de produtos naturais e suplementos, gostaria de revender seus produtos

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