Pix e Boleto 5% de desconto

Frete grátis*

Parcelamento em 6x sem juros

Garantia de Originalidade

Blog Home / Dicas / Corrida – suplementação para otimizar

Corrida – suplementação para otimizar

Corrida

Na corrida, quando falamos em performance, primeiro é preciso ter em mente que, contemplar os diversos tipos de treinamento em cada fase do ciclo é fundamental para o rendimento, pois em cada um deles sinalizações metabólicas são estimuladas para aí assim resultar no aumento da performance.

Corrida – Tipos de Treinamento

Entre os tipos de treinamento podemos destacar o fartlek (aquele com intensidade variável), regenerativo (treino leve, ritmo confortável e normalmente seguido de um treino intenso), progressivo (dividido em etapas com aumento gradual da intensidade) e longo (distâncias maiores simulando a prova alvo), como vimos, todos importantes e cada um com suas características específicas.

Entendida a importância de cada tipo de treino, como a suplementação pode auxiliar essas adaptações que culminarão para melhora de sua performance?

Suplementação para melhorar a performance

Carboidratos

Vamos começar falando dos CARBOIDRATOS.
Já é muito bem evidenciado no meio científico que o aporte adequado de carboidrato é determinante para a qualidade dos treinos, principalmente para os treinos de intensidade como fartlek e os treinos longos onde as reservas de glicogênio se esgotam.
Sabe-se que carboidratos são prioridade em atividades de alta intensidade (80% VO2 máx.) fornecendo 70 a 80% da energia total.
Porém, quando treinos de baixa e média intensidade se prolongam, os carboidratos também passam a ter um papel importante e quando não ofertados podem levar à fadiga e comprometer o rendimento.

Portanto, entende-se que a utilização dos carboidratos no momento que antecede os treinos, assim como durante os treinos, os chamados intra-treinos, vão determinar a qualidade desses treinos e consecutivamente gerar melhores adaptações que resultarão na melhora da performance.
Sabe-se ainda que, quando utilizado o carboidrato exógeno o glicogênio é poupado para o momento de maior recrutamento, dando preferência à glicose circulante que está sendo mantida através com o consumo do carboidrato intra-treino.

Além do desempenho relacionado ao exercício outras funções devem ser consideradas, pois também corroboram para o desempenho, tais como preservação de proteínas musculares, combustível para sistema nervoso central, aporte para o sistema imune e otimização da recuperação muscular.

Cafeína

Além dos carboidratos, outros suplementos podem auxiliar na melhora do rendimento de sua corrida, entre eles a CAFEÍNA com a função de aumentar a contração muscular pela liberação do cálcio do retículo sarcoplasmático, assim como reduzir a sensação de fadiga, cansaço e percepção da dor por competir com a adenosina que é uma molécula responsável pela sensação de cansaço, fadiga e dor, quando se liga a receptores no cérebro.

Beta-Alanina

Ainda falando em suplementação para melhorar a performance, a BETA-ALANINA também é um suplemento com fortes evidências científicas no desempenho, otimizando a fadiga atuando no equilíbrio do pH muscular devido ao tamponamento dos íons de hidrogênio (H+) que contribuem para a acidose muscular que pode levar à fadiga muscular nos treinos de intensidade e curta duração.

Vimos aqui importantes estratégias suplementares que podem auxiliar na melhora de seu rendimento na corrida.

Janaina Porto Alegre
Nutricionista CRN 3611